Instalando o ArangoDB com Docker

02/04/2016

Fala, galera! Voltei com mais um post rápido para mostrar como instalar o ArangoDB com o Docker. Se você ainda não sabe o que é docker, corra! Leia isso e isso.

Logo Docker

Basicamente o docker permite empacotarmos uma série de programa e aplicações de forma independente do sistema operacional. Cada empacotamento, que são chamados de container, possui os recursos que você deseja. Por exemplo: posso ter um container com php, nginx e arangodb, como também posso ter três containers, um com php, outro com nginx e outro com o arangodb, todos eles se comunicando entre si.

Bom, em nosso caso, vamos subir apenas um container com o ArangoDB, pois estou utilizando o servidor embutido do php para rodar minha aplicação.

Instale o docker

Existe inúmeros tutoriais de como instalar o docker em seu ambiente. Veja a documentação aqui, de acordo com seu SO. Nos casos de osx e windows, é necessário instalar o virtualbox, pois o docker criará uma máquina virtual para rodar o docker. Já foi anunciado que em breve tudo será mais simplificado nestes dois ambientes, sem necessidade do virtualbox (veja no blog do docker).

Criando o container

Após instalado, executei o seguinte comando para criar e rodar meu container (explicarei logo a seguir):

1
docker run --name arangodb-instance -e ARANGO_NO_AUTH=1 -p 8529:8529 -d arangodb/arangodb
--name

define um nome do container, para facilitar no gerenciamento de nossos containers

-e

define variável de ambiente que será utilizado para configuração do arangodb. Neste caso, escolhi o modelo de autenticação sem senha, pois estou utilizando o container apenas em ambiente de desenvolvimento.

-p

mapeia a porta do container

-d

roda o container em background

arangodb/arangodb

é a imagem da última versão do banco no hub do docker.

Pronto! Para acessar seu banco no linux, basta digitar http://localhost:8529. Se você estiver usando macos ou windows, acesse através do ip da vm que foi criada.

Veja também o repositório do arangodb no Hub Docker.