Instalando CKEditor no Drupal 6

07/05/2011

O processo de instalação do CKEditor, sucessor do FCKEditor, é bastante simples. Vamos dividir em três itens:

O módulo no Drupal
Primeiro, faça o download do módulo do editor no drupal. Este módulo permitirá a integração do editor com o CMS, subistituindo automaticamente o textarea pelo editor WYSIWYG, como é chamado.

Após baixar, suba na pasta do módulo do seu projeto: ./sites/all/modules/

O sistema do CKEditor
Agora, acesse a página do editor e faça o download da versão mais atual. É recomendado uma versão igual ou superior ao 3.1. Abaixo, a lista dos navegadores compatíveis com esse sistema

  • Internet Explorer 6.0+
  • Firefox 2.0+
  • Safari 3.0+
  • Opera 9.5+
  • Google Chrome
  • Camino 1.0+

Após baixar, extraia o conteúdo na pasta ./sites/all/modules/ckeditor/. Observe que dentro desta pasta já existe uma pasta também com o nome ckeditor, mas somente com um arquivo chamado COPY_HERE.txt

Permitindo upload de imagem
Para permitir que o usuário possa subir imagem pelo editor, precisaremos do módulo do drupal IMCE. O IMCE é um módulo do editor para manipular os arquivos enviados.

A instalação do módulo é natural. Envie na pasta ./sites/all/modules/ e ative no painel.

Configurando

Para finalizar, precisaremos de algumas configurações:

1) Acesse a lista de permissão, e defina que o o perfil do usuário tem acesso ao editor (Administrar >> Gerenciamento de Usuário >> Permissão)

Obs.: Na imagem, os dois tipos de usuários administrador e editor criei para meu projeto específico

2) Agora, acesse a configuração do CKEditor, para definir que usará o IMCE para upload das imagens (Administrar >> Configuração do Site >> CKEditor)

Por padrão existe dois perfis (Default e Advanced), que devem ser relacionados com os papeis existentes no seu projeto do drupal. Vá em editar. No meu caso, eu relacionei o papel Default com o perfil de editor e o Advanced com o Administrador.

Em “File browser settings”, selecione a opção de IMCE. Há uma outra opção do CKFinder, mas este é pago.

Você pode configurar também para onde os arquivos enviados irão. Por padrão, vai para ./sites/default/files/. Eu criei uma pasta “noticias”, e apontei para ela.

É isso! Seu editor agora ficou show de bola. Qualquer dúvida, posta nos comentários.

Abraço e até a próxima!